Conserva de abobrinha temperada

Oi pessoal! Voltando às receitas mais leves, fiz uma conserva de abobrinha que fica uma delícia! E é fácil de fazer! Peguei a receita no Livro do Panelaterapia, e fiz algumas pequenas modificações.
Essa conserva é ótima para comer num sanduíche com queijo branco, com torradinhas, para temperar uma salada de folhas, etc. É muito saborosa!

Ingredientes:

1 abobrinha média ou duas pequenas (prefiro as pequenas, a conserva fica mais bonitinha)
200 ml de vinagre branco
1 colher de sobremesa de sal
500 a 600 ml de água, ou até cobrir as abobrinhas na panela
azeite o suficiente para cobrir as abobrinhas dentro do vidro, depois de pronta
3 dentes de alho
pimenta calabresa ou a que você preferir
ervas secas do seu gosto, tipo orégano, manjericão, etc.


Higienize as abobrinhas e fatie com um cortador de legumes, em rodelas bem fininhas. Coloque na panela a água, o vinagre, o sal e
as rodelas de abobrinha, e leve ao fogo até ferver. Quando começar a ferver, deixe fervendo por 1 minuto e desligue o fogo. Escorra as abobrinhas e deixe numa peneira, para ela dar uma secada, por uns 10 minutos.

Fatie 3 dentes de alho com o cortador, bem finos também.
Arrume a conserva num vidro com tampa, assim: coloque um pouco de azeite no fundo, um pouco das abobrinhas, e vá colocando azeite e as fatias de abobrinhas, os alhos fatiados, pimenta e temperos a gosto. Eu usei pimenta calabresa, 3 dentes de alho, sal, o azeite e um pouco de manjericão seco.
Depois de arrumada a conserva, feche o vidro e leve à geladeira. Deixe uns dois dias lá para pegar bem o gosto, fica ótimo!!! E depois conserve na geladeira, dura bastante, uns 30 dias!

Beijinhos!!!




0 comentários :

Postar um comentário