Pão de calabresa (versão sem glúten)

Olá Gente!!!

Hoje vou postar aqui o pão de calabresa que fiz para o mesversário da minha filha. Olha, sinceramente, ficou melhor do que eu imaginava! Até porque fiz com uma farinha sem glúten, e essas farinhas às vezes são mais complicadas! Mas o pão ficou maravilhoso! Fiz esse pão sem glúten porque minha irmã não pode comer glúten, então sempre me interesso em desenvolver receitas gostosas para quem não pode com trigo, aveia, cevada, centeio e malte!

Para começar a conversa, usei a Farinha Sem Glúten, da marca Aminna. Encontrei nas Casas Pedro, aqui no Rio, mas sei também que é vendida no Mundo Verde. Essa farinha me surpreendeu, é ótima de trabalhar e o resultado fica perfeito!


Ingredientes:

2 xícaras (de 200ml) de Farinha Sem Glúten Aminna
3 ovos
200 ml de leite
150 ml de óleo
1 colher de sopa de manteiga
300 gramas de calabresa 
1 colher de chá de sal
1 dente de alho triturado
pimenta do reino a gosto
50 gramas de parmesão ralado
1 colher de sopa de fermento químico (aquele comum para bolo)

Comece cortando a calabresa em rodelas, e depois corte as rodelas em um "jogo da velha", para formar quadradinhos. Coloque a calabresa num prato e leve ao microondas em potência máxima por 3 minutos. Ela vai cozinhar, dar uma tostadinha, e soltar uma gordureba! Reserve.

Bata no liquidificador os 3 ovos, o óleo, a manteiga,  o leite, o alho triturado, o sal e o queijo parmesão. Passe essa mistura para um bowl e acrescente as duas xicaras de FSG e misture com um fouet. Depois acrescente os cubinhos de calabresa e mexa com uma colher. Por último coloque o fermento, e mexa delicadamente. Passe para um refratário untado com manteiga. A mistura fica assim:

Asse em forno preaquecido, a 200 graus, por uns 30 minutos, ou até a superfície estar dourada. Não precisa pincelar gemas em cima, fica bonito assim mesmo, sem pincelar nada!


Olha que delícia!!! Ficou muito bom mesmo, acabou rapidinho na festa! E muita gente comeu achando que era um pão normal, feito com farinha de trigo, não deu nem para notar a diferença! 
Outro dia fiz o mesmo pão com farinha de trigo, e deu certo também. Vou postar a receita num outro post!

Beijos!!!

0 comentários :

Postar um comentário