Panquecas doces sem glúten

Bom dia!!!

Nada melhor do que começar o dia com um café da manhã gostoso, né? Eu, como adoro panquecas, fiz outro dia essa versão doce e sem glúten e resolvi postar para vocês! Tá, eu sou a louca das panquecas, adoro mesmo!!! Por isso testo várias versões. Ela fica maravilhosa, e pode ser servida com mel, manteiga, calda de chocolate e sorvete, geleia, doce de leite, etc! Pode inventar, que vai ficar bom!!!
Então, mãos na massa!

Ingredientes:
1 ovo
200 ml de leite
2 colheres de sopa de manteiga derretida
1/2  xícara (de 200ml) de polvilho doce
3/4  xícara (de 200ml) de farinha de arroz
3 colheres de sopa cheias de açúcar
1 colher de café de essência de baunilha
1 colher de sopa rasa de fermento 

Dica: para medir a quantidade certinha das farinhas, use um copo medidor, como esse que eu falei aqui.

Modo de preparo:

1) Derreta as duas colheres de sopa de manteiga numa frigideira, em fogo baixo (mesmo!) para não queimar. Use a frigideira que você vai usar para fazer as panquecas, porque ela já fica untada com a manteiga... 
2) Bata o ovo numa tigela com o fouet ou se você não tiver um, com um garfo mesmo. Acrescente os outros ingredientes molhados: o leite, a baunilha e a manteiga derretida e misture.
3) Acrescente os ingredientes secos: o açúcar, a farinha de arroz e o polvilho,  e misture. Coloque por último o fermento.
Misture tudo e a massa está pronta!

Para fritar, coloque uma concha de massa numa frigideira pequena ou média (a minha tem 18 cm de diâmetro), em fogo médio-baixo e tampe, para cozinhar melhor. Quando criar uns furinhos, vire com uma escumadeira para dourar o outro lado. É rapidinho mesmo!!!
Numa frigideira do tamanho da minha (18 cm) a receita dá para 4 panquecas, certinho.

E ainda dá para colocar um pouco de canela na massa, também fica bom! Já fiz com canela também e gostei, mas a minha preferida é sem canela e com cobertura de mel e manteiga! Ela fica muito boa mesmo!!!

Bom café da manhã para vocês!!!




Obs: A versão salgada dessas panquecas você encontra aqui.

0 comentários :

Postar um comentário