Panquecas de Presunto sem glúten

Lembram que prometi uma versão das minhas panquecas sem glúten? Pois é, fiz hoje e ficaram uma delícia! Acho que gostei mais até da textura delas do que das outras que levam trigo... Peguei essa dica com uma amiga que comentou no Facebook que tinha feito sem glúten, substituindo a farinha de trigo pela de arroz e por polvilho doce. Fiz e ficou nota 10!!! Dá para servir pura, com manteiga, requeijão, cream cheese ou queijo ralado. E são facílimas de fazer! As minhas eu servi com queijo ralado e ficaram ótimas! 

Vamos lá:
Ingredientes:
1 ovo
200 ml de leite
2 colheres de sopa de manteiga derretida
1/2  xícara (de 200ml) de polvilho doce
3/4  xícara (de 200ml) de farinha de arroz
150 gramas de presunto picadinho
1 colherzinha de café de sal
1 colher de sopa rasa de fermento 

Dica: para medir a quantidade certinha das farinhas, use um copo medidor, como esse que eu falei aqui.

Modo de preparo:

1) Derreta as duas colheres de sopa de manteiga numa frigideira, em fogo baixo (mesmo!) para não queimar. Use a frigideira que você vai usar para fazer as panquecas, porque ela já fica untada com a manteiga... 
2) Bata o ovo numa tigela com o fouet. Acrescente os outros ingredientes molhados: leite e a manteiga derretida e misture.
3) Acrescente os ingredientes secos: o sal, a farinha de arroz, o polvilho, o presunto e misture. Coloque por último o fermento.
Misture tudo e a massa está pronta!

Para fritar, coloque uma concha de massa numa frigideira pequena ou média (a minha tem 18 cm de diâmetro), em fogo médio-baixo e tampe, para cozinhar melhor. Quando criar uns furinhos, vire com uma escumadeira para dourar o outro lado. É rapidinho mesmo!!!
Numa frigideira do tamanho da minha (18 cm) a receita dá para 4 panquecas, certinho.

Elas ficam leves, fofinhas e com uma textura ótima!
Deliciosas!!!




Obs: A versão doce dessas panquecas você encontra aqui.

0 comentários :

Postar um comentário