Mil dicas de cozinha!

Tá, todo mundo sabe que não vão ser MIL dicas de cozinha, é só o jeito de falar mesmo!
Vou reunir neste post várias dicas que facilitam a vida, e vou tentar ir atualizando sempre que lembrar ou descobrir mais uma.

1) Copo medidor - Acho essencial para cozinhar. Ele tem medidas em gramas, mililitros, etc. Facilita muito a vida. Tenho dois, um para medir os secos da receita e outro para medir os líquidos. Ter dois facilita bastante, pois não fica aquela meleca de medir a farinha no mesmo copo que você mediu o óleo, entendeu? Ele é
bem baratinho e vale muito a pena. Até porque ingredientes mal medidos vão acabar estragando a receita... Uso esse da foto e tem para vender nas Lojas Americanas, Ponto Frio, etc.
2)Fermento químico - aquele que a gente usa em bolos,  tipo o Royal, Fleischmann, etc. Para saber se o fermento ainda está bom, coloque um pouco do fermento numa colher de sopa e coloque um pouquinho de água em cima. Se borbulhar, tipo bebida efervescente, está bom. Se o pó do fermento ficar lá parado e nada acontecer, pode jogar o vidro todo fora, porque senão você vai usar numa receita de bolo e vai acabar jogando o bolo todo fora, porque ele não vai crescer!

3)Untar e enfarinhar a forma para assar bolos - A melhor forma de untar a forma para assar bolos é com manteiga e papel toalha. Pegue uma colher, coloque um pouco de manteiga dentro da forma e espalhe usando uma folha de papel toalha. Isso evita sujar demais as mãos. Depois pegue uma colher de sopa de farinha e vá polvilhando pela forma, vá girando até a farinha ter coberto toda a superfície. Uma dica muito boa: Faça isso antes de começar a receita e coloque a forma untada e enfarinhada na geladeira. Isso facilita muito na hora de desenformar o bolo. Ah, e espere o bolo esfriar antes de desenformar!!!

4)Forma com fundo removível - esse tipo de forma facilita bastante na hora de desenformar o bolo, e é essencial para fazer quiche, por exemplo. Mas eu, particularmente, não sou muito fã desse tipo de forma. Existem dois tipos dela: Umas que vazam muito e outras que vazam pouco. As que vazam muito não servem para nada, eu jogo fora. Compre aquelas que tem presilha lateral, em geral são as melhores e vazam muito pouco. Aí há duas soluções: Ou você forra a forma com papel manteiga (se for um bolo) ou, se for uma massa mais seca (empadão ou quiche), para não ter que colocar o papel manteiga, você pode colocar uma assadeira com água na grade de baixo do seu forno, porque o que pingar vai pingar nessa água. Senão, o que pingar vai cair direto no fundo do forno e faz fumaça, fica cheiro de queimado, um transtorno. Mas atenção, não é para assar em banho-maria, é para colocar a assadeira com um pouco de água na prateleira de baixo e a forma com a receita na de cima!  Eu só uso essas formas para fazer quiche. Bolos eu faço na forma normal mesmo.

5)Derreter o chocolate: você pode derreter chocolate em banho-maria ou no microondas! O microondas é sempre a minha 1ª opção. Mais fácil e mais rápido. Pique o chocolate com as mãos mesmo, coloque num pote e leve ao micro por 30 segundos. O chocolate vai sair no mesmo formato, só que mole. Retire e mexa. Se precisar, repita a operação. Se for misturar creme de leite, misture com ele já derretido, sem aquecer o creme. Facílimo! Derreter em banho-maria só é mais fácil para grandes quantidades, para uso profissional.

6) Creme de leite de caixinha: normalmente eles não têm soro, por isso prefiro. Acho o da Elegê o mais cremoso. E não é jabá, é verdade!

7) Fouet - o conhecido batedor de arame. Se você ainda não tem um mas está se aventurando pela cozinha, compre! É um acessório
barato e que faz toda a diferença. É ótimo para misturar coisas, desfazer pelotinhas de creme, etc. Vale o investimento!

8) Manteiga ou margarina: Eu sempre opto pela manteiga! Detesto margarina, é artificial, acho que não serve para nada. Não é mais gostosa, nem mais saudável, nem menos calórica!

9) Dissolver a maisena em água fria: Se você tiver que engrossar algum molho ou caldo com maisena, dissolva a quantidade que você vai usar em um pouco de água fria e adicione a sua receita. Se colocar direto no molho ou caldo quente, vai empelotar. Ah, maisena é com s mesmo, com z é o nome da marca!

10) Lava-louças - Se você gosta de cozinhar, deveria pensar em ter uma lava-louças! As de antigamente eram muito ruins, as de hoje são um espetáculo! A louça sai limpa e seca, uma beleza. Eu mesma demorei a comprar, só depois que minha irmã e minha chefe me juraram que era uma maravilha. E é! Ela é cara, mas vale cada centavo. Hoje, não vivo mais sem. :)

Bom domingo!!!










Um comentário