Entre Cueiros & Fraldas - Parte II

Neste post vou continuar falando das fraldas de tecido, que comecei num post anterior. Claro que hoje em dia a maioria das mamães opta por usar fraldas descartáveis para as necessidades do bebê, e eu também optei. Para mim, na vida moderna não há mais espaço para as fraldas de pano serem usadas como antigamente, como usaram em mim... Pode até não ser muito ecologicamente correto, mas paciência...

Bom, levando-se em conta este fato, para que servem as fraldas de pano hoje em dia? Eu me fazia esta pergunta quando estava grávida, e pensava que elas SÓ serviam para limpar a boca do bebê! SÓ! Hahahaha! Eu mal imaginava que esse era metade do trabalho do dia de uma mãe. Limpar a boca, o pescoço, as bochechas do seu bebê, enquanto ele está mamando, e depois arrotando, golfando... Levando-se em conta que são umas oito mamadas diárias, podemos fazer as contas de quantas fraldas vamos usar por dia, e depois por semana...

No início, comprei uma caixa com cinco fraldas brancas, achando que mal iria usá-las. Depois fui lendo mais sobre o assunto e comprei uma outra caixa com cinco fraldas estampadinhas... Depois alguém me apavorou e comprei mais cinco brancas, e duas toalhas-fralda, para enxugar o bebê após o banho. E foi a melhor coisa que fiz! Minha filha tem mais de seis meses e uso muuuito as fraldas, até hoje. Quando ela era bem pequenininha, usava para colocá-la para arrotar, para limpar as golfadas, etc. Num dia bom, usava uma por dia. Num dia ruim, com muitas golfadas, umas quatro...

Hoje, que ela já começou a comer frutinhas, papinhas, etc., uso como babador (embrulho ela toda na fralda para não sujar muito as roupas), uso para passar o Nenedent,  para limpar as bochechas, a boca, etc. Já tentei usar papel toalha, para ser mais prático, mas não deu certo. Virei as costas um segundo e já estava ela comendo o papel...

Uma coisa importante sobre as fraldas de pano: não compre fraldas sem bainha, a não ser que você ou alguém vá fazê-la. Motivo: as fraldas sem bainha vão desfiando quando são lavadas e ficam cheias de fiapos, que são perigosos! Pode ocorrer a "Síndrome do torniquete de cabelo", que é quando um cabelo ou outro fiapo qualquer estrangula o dedinho do bebê, impedindo a circulação. Muito perigoso. Veja mais aqui, nesta reportagem da revista Pais e Filhos.

Bom, eu cheguei a comprar uma caixa dessas sem bainha, achando que não faria diferença, até porque o preço era o mesmo... Comprei porque elas eram estampadinhas e fofinhas... Mas quando foram lavadas viraram um espantalho, de tantos fiapos. Joguei tudo fora...

Recomendo para quem estiver fazendo enxoval, comprar 15 fraldas de pano, sempre com bainha. Essa quantidade dá para usar por uma semana, sem ter que ficar lavando roupa dia sim, dia não...
Beijos!!!



0 comentários :

Postar um comentário